Olhares

PROJETO OLHARES

No capítulo “Jovens em Viagem” do livro de Lynne Withey é ressaltado o fato de que as viagens eram consideradas, no passado, um “um rito de passagem” para suplementar, até complementar a educação formal de um jovem com experiências do mundo, um tipo de escola móvel conclusiva para os jovens.

Dessa forma, viajar passa a ser sinônimo de aprender através do estudo:

• das viagens como atividades que podem colaborar na construção de um comportamento sustentável;

• das viagens e dos viajantes por meio da filosofia, da antropologia, da cultura, da mitologia, da história, da literatura, destacando elementos que contribuem à (trans)formação do indivíduo.

• das viagens e das ações humanas de formar, experimentar, educar e conhecer;

• das viagens como uma possibilidade que permite religar os conhecimentos para “uma cabeça bem feita”;

• do desenvolvimento, enfim, da ideia das viagens como contribuição à (trans-)formação do indivíduo, considerando-as como um espaço-tempo multirreferencial privilegiado para a difusão do conhecimento.

(in Currículo, Formação e Saberes Profissionais: a (re)valorização de Maria Roseli Brito de Sá e Vera Lúcia Bueno Fartes, EDUFBA,2010)

O Projeto Olhares surge, no Colégio Oficina, da iniciativa da prof.ª Gláucia Portela, em 2011. A ideia de estender a sala de aula para outros horizontes encantou professores e alunos e fomos desbravar outros mundos e outros saberes em Salvador e nas cidades históricas de Minas Gerais.

De lá pra cá ousamos mais um pouco e levamos nossas 5ªs e 6ªs séries para Rio de Contas, nossas 7ªs conheceram “as histórias” do Recôncavo Baiano e de Salvador, nossas 8ªs reviveram todo o espírito da Inconfidência Mineira nas cidades históricas e Belo Horizonte, nosso Ensino Médio foi a Sampa e a Buenos Aires.

Em 2015, mais experientes e certos de que nossas viagens pedagógicas enriqueceram de saber e experiências os meninos e meninas do Oficina/Conquista, apresentamos “os espaços” que nossos alunos poderão “conquistar” neste ano, experenciando o conhecimento com as aulas de campo:

• 5ªs e 6ªs séries (6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental): CHAPADA (RIO DE CONTAS& MUCUGÊ)– 30/04 a 03/ 05

• 7ªs séries (8ºs anos do Ensino Fundamental): RECÔNCAVO BAIANO & SALVADOR – 26/08 a 30/08

• 8ªs séries (9ºs anos do Ensino Fundamental): CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS E BELO HORIZONTE – 02/09 a 08/09

• Ensino Médio: PERU – (LIMA, CUZCO & MACHU PICCHU) – 30/10 a 07/11 ou 06/11 a 14/11.

Neste ano contamos com a parceria da DESTINOS Viagens e Turismo Estudantil, que atuará diretamente no Colégio, estando a disposição de pais e alunos um dia na semana dentro da Escola para quaisquer esclarecimento quanto às viagens e às formas de pagamentos.

Rua Rio São Francisco nº 5, Loteamento Itamaraty, Candeias, Vitória da Conquista - Bahia
CEP: 45055-090 - Fone (77) 3201-7200 - Fax : (77) 3201-7237