VII Fórum dos Estudantes discute a ditadura e seus resquícios nos dias atuais

“Ditadura: direito à memória e à verdade”. Esse é o tema que está sendo discutido durante o ano de 2014 por estudantes e professores no Colégio Oficina. No ano que marca os 50 anos do Golpe Militar de 1964, o VII Fórum dos Estudantes, ocorrido no último sábado (03), trouxe para os alunos a ditadura sob outro ponto de vista: o dos presos políticos perseguidos e torturados durante o regime.
O Fórum dos Estudantes é um evento anual, no qual são apresentados o tema escolhido para o ano e os projetos pedagógicos que serão desenvolvidos. Segundo Nara Mendes, coordenadora de eventos do Colégio Oficina, “no início do ano, são eleitos os líderes de cada projeto. O Fórum acontece para eles discutirem as regras que deram certo no passado ou novas regras. Tem um professor coordenador do projeto, e os alunos sentam para discutir”.

Na edição de 2014, o Fórum contou com a participação dos palestrantes Edwaldo Santos, ex-preso político conquistense, e Florisvaldo Bittencourt, presidente da Comissão Municipal da Verdade. Além de falar um pouco sobre sua experiência com a Ditadura de 1964, os convidados fizeram uma reflexão sobre como comportamentos observados hoje repetem posturas assumidas naquela época, e sobre o perigo em reproduzir tais ações, ainda que sob a justificativa da busca do bem maior. Casos como desaparecimentos de pessoas de dentro de suas casas e mortes de pessoas que possuíam informações comprometedoras foram apontados como resquícios de práticas comuns à época do regime militar, e que não podem ser negligenciadas na atualidade.

Palestras1

Ainda nesta primeira etapa do evento, houve a cerimônia de posse do novo Grêmio Estudantil do colégio, o Sinapse, eleito para o período de 2014.

grêmio1
Após um intervalo para o lanche, os estudantes se encaminharam para a segunda etapa do Fórum: a discussão dos projetos pedagógicos. Nestas reuniões, que ocorrem simultaneamente e envolvem os representantes eleitos por cada turma, líderes e coordenadores sentam-se para avaliar questões como: andamento do projeto no ano anterior, mudanças e manutenções de regras, deveres dos alunos e da escola, ações a serem desenvolvidas ao longo do ano, etc.

Projetos