A VIDA EM MOVIMENTO

O Colégio Oficina está em pleno movimento. Os ensaios gerais para o Oficina in Concert, projeto de culminância do ano baseado no tema “Antropoceno – A vida em movimento”, estão a todo vapor em todos os espaços da escola.

O in Concert é uma prova pública, antes de qualquer outra observação, além de belíssimo espetáculo coletivo de expressões corporais. Vale pontuação nas disciplinas e é avaliado por um corpo de jurados que analisam a adequação temática, a integração, o conjunto, os recursos cênicos utilizados, a originalidade e até a trilha sonora.

O Oficina in Concert é um show de arte e expressões corporais com fundamento pedagógico (veja algumas imagens dos ensaios gerais no álbum desse post). É conduzido por coreógrafos que já trabalham com a escola, alguns deles há 10 anos, que dão forma às ideias construídas pelos próprios alunos ao longo do ano com oficinas, discussões, ensaios e projetos paralelos, como o Conesco. Sem distinções, todo mundo participa do Oficina in Concert, até mesmo as turmas de 3º ano, ainda que sem as obrigações das demais turmas, mas como momento de despedida, geralmente emocionante.

Confira a sequência do espetáculo:
ABERTURA
– A forma do futuro: o amanhã de todos na cabeça de cada um (Turmas do 3º ano)

DE ONDE VIEMOS?
– O cosmos: um universo de possibilidades (6º ano C)
– A Terra (6º ano A)
– Eras geológicas (8º ano A)
– Gênesis: a criação (6º ano B)

QUEM SOMOS?
– Mudança climática: uma complexa engrenagem (7º ano C)
– Humanidade e biodiversidade: os riscos de extinção das espécies (7º ano B)
– Vivendo com microrganismos (7º ano A)