VESTINDO A SALA DE AULA

Na manhã desse último sábado, 20, professores e alunos de todas as turmas do Colégio Oficina se reuniram num encontro diferente das aulas regulares. A discussão era em torno do tema do ano, “Antropoceno: Vida em Movimento”. Foram delineados subtemas e cada turma ficou responsável pela construção de oficinas relacionadas a eles.

Os professores cumpriram três etapas com os estudantes: sensibilização, despertando nos meninos a vontade de estudar o tema com imagens, vídeos, recortes, leituras, entre outros materiais; fundamentação, com o contato científico ou acadêmico e a discussão teórica; e problematização, em que o aluno foi convidado a pensar seu tema a partir de uma solução prática de resolução de problemas propostos pelos professores.

Ao fim da manhã, cada turma apresentou seus trabalhos e, dessa discussão, foram expostos os primeiros croquis do que culminará com instalações artísticas no Conesco, marcado para 17 e 18 de junho, em que os pais vão poder visitar as construções.

Ao todo foram 16 turmas, cada uma com seu subtema (só as turmas de 3º ano, em virtude de suas agendas, não participam da elaboração do Conesco) que passam por questões existenciais do ser humano: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

“O que eu acho mais interessante disso tudo é o aluno vestir a sala de aula com uma instalação para o Conesco. O aprendizado se dá de uma maneira tão concreta que ele é capaz de transformar a teoria numa indumentária. Além disso, eles são também capazes de transformar tudo que aprenderam e discutiram em seis minutos de cena artística para o Oficina in Concert, a aula pública que finaliza o ano”, explica a coordenadora do Ensino Médio Gláucia Portela.

Todo esse processo de transformação do conhecimento em práticas e em arte conta como avaliação.