TEORIA E PRÁTICA AO MESMO TEMPO É POSSÍVEL?

Nessa terça, 16, o Colégio Oficina se transformou numa enorme e animada feira de experimentos, da entrada, passando pelo corredor de acesso ao andar superior, pelo pátio e pelas quadras, até o ginásio, no último andar.

Foi uma verdadeira experimentação científica interdisciplina

r em que os estudantes construíam, testavam e apresentavam, para alunos do Ensino Fundamental, os temas e estudos trabalhados ao longo da Unidade 1. Sim, o que se viu foi teoria e prática ao mesmo tempo!

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio colocaram em prática, nesta segunda edição da Feira do Conhecimento, diversos assuntos discutidos em sala de aula, perpassando as disciplinas de Física, Química, História, Filosofia, Ciências e Educação Física.

Sob um eixo geral relacionado às questões de movimento, os alunos começaram com atividades físicas no entorno da escola, numa caminhada na Av. Olívia Flores, seguiram com alongamento já no colégio e passaram por uma recepção no hall de entrada com turmas oferecendo alimentos saudáveis e apresentando elementos químicos, nutrientes, benefícios e malefícios numa Feira de Saúde e Bem-estar.

No pátio coberto e em algumas salas, diversas exp

eriências de Química eram realizadas pelos alunos, envolvendo substâncias químicas, instrumentos de medição, de aferição, de análises típicas de laboratório e de elementos naturais, sempre sob a tutela de professores e orientadores e vestidos com os equipamentos próprios para a segurança individual e coletiva.

Na área da cantina, o coletivo Pensemos Coletivo, com a ação “Coletivivo Escolar”, montou uma banca com livretos de poemas e o estudante (e também escritor) Gabriel Tupy, do 2º ano, vestindo um personagem literário, contava histórias para uma turma. No lado oposto, nas quadras, um circuito de deslocamento foi montado e atividades de Física, como equilíbrio, força, pressão, proporção, tração e velocidade, foram realizadas. Já no corredor, uma ex

posição fotográfica discutia estética, corpo e beleza numa abordagem histórico-filosófica.

Ao final, o ginásio foi tomado pelos alunos da escola e uma aula de zumba encerrou o interessantíssimo e singular projeto contextualizado. Todas as apresentações foram avaliadas por uma comissão e valem pontos no quadro de notas de cada aluno em suas respectivas disciplinas.