Café Filosófico do Oficina

Um Café Filosófico é um encontro de filosofia num lugar público, onde todos podem participar independente de sua bagagem filosófica. Os Cafés Filosóficos procuram proporcionar uma pequena pausa para pensar e discutir educadamente temas do universo filosófico e do cotidiano  sem a carga da erudição e obscurantismo tantas vezes associada à filosofia.

O que anima estas sessões de filosofia é um enorme gosto pela discussão educada e pelo confronto intelectual entre pessoas reais (o oposto de mero encadeamento de discursos e ideias de segunda mão). Este sentimento nos faz sentir únicos, numa palavra, vivos.

Com estes cafés, temos ambição de formar e despertar no alunado o gosto pela investigação filosófica, fazendo-o refletir sobre a sua realidade, sobre o mundo no qual está inserido. Com isso, pretendemos fidelizar o aluno na sua formação filosófica, fazê-lo entender que a filosofia não é algo velho e enfadonho, que através de seus teóricos podemos problematizar o que nos cerca e, ao mesmo tempo, nos conduzir a uma postura  crítica e reflexiva da realidade.

TEMA: Liberdade, gênero e papel social

Discussão a partir do curta metragem de cineasta francesa Eléonore Pourriat “Maioria Oprimida”. Para enriquecer o Café Filosófico convidamos:

• Patrícia Sanches – professora de História na Rede Pública e Privada de Vitória da Conquista
  • Euvaldo Cotinguiba – professor de Filosofia na Rede Pública e Privada de Vitória da Conquista
  • Pedro Ivo – Psicanalista atuante em Vitória da Conquista

Qual é o público alvo:

Alunos do 1º ano do ensino médio.

Quando:

07 de maio de 2014

Visite nossa Galeria e confira fotos do evento!