Agradecimento CONESCO

Aos professores, funcionários, alunos e pais do Colégio Oficina/Conquista.

Ditadura Militar 50 anos – Direito à memória, à verdade e à justiça

Júlia Maia, ex-aluna do Colégio Oficina/SSA, participante do primeiro Conesco, há dezoito anos e assessora de comunicação do Colégio Oficina/Conquista.

Empenho, comprometimento e alegria foram palavras de ordem no VII CONESCO. Nossos alunos deram uma aula de criatividade e civilidade. Cada subtema foi ilustrado por uma instalação, pensada e realizada pelos alunos, que executaram essa tarefa com primor e dedicação.

A abertura foi emocionante! Magali Mendes (Diretora Pedagógica) e Ramon Mattos (Presidente do GECO – Sinapse) fizeram as honras da casa, abrindo os depoimentos da manhã. Os alunos ouviram com carinho e acolhimento os depoimentos dos palestrantes, que com muita emoção compartilharam conosco a experiência de viver na pele os horrores e amores do período da Ditadura Militar. Vimos lágrimas nos olhos, vozes embargadas, sorrisos realizados pela sobrevivência, olhares perdidos na saudade dos que não resistiram, estômagos revirados pela brutalidade dos fatos relatados. José Carlos Souza, Paulo Pontes, Zilton Rocha, Emiliano José, José Carlos Bastos, Pery Falcón e Carlinhos Marighella arrebataram os corações dos alunos, pais e de todos nós do Oficina. E era só o começo!

Para fechar a manhã, com chave de ouro, a apresentação musical dirigida pelo professor Juliano Oliveira (Juliba) mostrou todo o talento e dedicação de nossos alunos artistas. Um repertório que contou a história através da arte de nossos compositores, de suas experiências e percepções. A banda se revezava misturando os alunos em formações diferentes a cada canção, demonstrando entrosamento e diversidade. Foi lindo de ver!

Durante a tarde, as turmas participaram das mesas-redondas com a participação dos palestrantes convidados por eles, aprofundando nos subtemas de cada série, a partir do tema do ano – os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil.

Ao final da tarde, pais visitaram as instalações de cada subtema. As construções de cada turma demonstravam, através das imagens, o conhecimento adquirido sobre o tema que vinha sendo estudado, desde o início do ano, em aulas especiais e oficinas de aprofundamento. Em cada instala-ção, alunos do 6º ano ao 2ºano recepcionavam os visitantes, indo além das imagens, apresentando oralmente o seu subtema. Estavam magníficos, ensinando aos professores, palestrantes, colegas e pais, a verdade, a memória resgatadas sobre a Ditadura Militar. Estavam, nesse momento, construindo-se como cidadãos comprometidos com afirmação da justiça.

COMENTÁRIOS FINAIS…

Digamos, que nós, que vivemos educação 24 horas por dia, tivemos um dia perfeito. Um dia em que demostramos que a única forma de Poder possível é aquele conquistado pelo Saber. Um dia em que, fizemos do conhecimento, uma forma viva de aprender, realizando, no cruzamento de várias mãos, idades, papéis, histórias, a dádiva de aprender ao vivo, a cores e coletivamente.

Seremos para sempre gratos à disponibilidade dos palestrantes que passaram, um dia de sábado inteiro, fazendo História. Autores que foram do recente processo histórico do Brasil, deram o testemunho do que viveram, do que sonharam e do preço que tiveram de pagar pelo que acreditavam. Na fala de cada um, a convicção de que “a luta continua” na construção de uma sociedade mais ética e justa.

Na terça-feira, na volta do VII Congresso de Estudante do Colégio Oficina/Conquista, estávamos diferentes, “mais sabidos”, mais alertas, mais conscientes.

Voltamos a agradecer a todos, professores, funcionários, alunos, pais e palestrantes que mais uma vez provaram que “quem sabe faz a hora, faz a História, não espera acontecer”.

Até o nosso próxima encontro, dia 24 de outubro, no palco do Oficina in Concert 2014.

Magali Mendes, em nome da Direção do Colégio Oficina.