O OFICINA É MUITO MAIS QUE A SALA DE AULA

O Parque Municipal da Serra do Periperi preserva ecossistemas naturais de grande relevância ecológica. E dentro do Parque existe o Poço Escuro, uma reserva flo

restal que abriga as principais nascentes do Rio Verruga que, do início de Vitória da Conquista (na época, Arraial da Conquista) até o século passado, abasteceu a população de água potável. Hoje suas águas, ali preservadas, são jogadas nos subterrâneos da cidade.

Para conhecer de perto esta reserva incrustada na cidade, os alunos das turmas do 7º ano do Colégio Oficina acompanharam, no início da semana, uma aula de campo coordenada pelas professoras Noélia Gomes, de Geografia, e Moana Americano, de Ciências. Acompanhados de uma equipe de segurança e de um guia florestal, conheceram a vegetação nativa e a composição do solo, compreenderam a importância da conservação do ambiente e entenderam como as ações humanas influenciaram a mudança da paisagem.

Depois da visita ao Poço Escuro como atividade

extra-classe e da coleta de dados, os alunos vão conhecer o leito do Rio Verruga, perceber as mudanças provocadas pela ocupação urbana e depois produzir um relatório individual descrevendo as aventuras.

Confira as fotos desta atividade que aconteceu fora dos muros da escola e que produziu imagens encantadoras.